Tratamentos

melasma

Melasma

O melasma é caracterizado por manchas escuras presentes na face e corpo. Ocorre com mais frequência nas mulheres, mas pode atingir os homens. É uma condição multifatorial agravada principalmente por influência hormonal, exposição aos raios ultravioletas, luz visível e infravermelho. Apresenta caráter genético e novos estudos estão sendo realizados a fim de se caracterizar e identificar os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da doença.

O tratamento curativo ainda não está disponível, por isso é comum os pacientes se queixarem que os tratamentos são ineficazes ou oferecem resultados pouco duradouros. A boa notícia é que através de uma consulta detalhada é possível personalizar o melhor tratamento de acordo com o estilo de vida do paciente. O planejamento envolve os cuidados básicos do dia a dia e o tratamento realizado no consultório dermatológico.

Felizmente as últimas reuniões científicas e congressos dermatológicos têm mostrado que o microagulhamento é promissor e deve ser oferecido ao paciente como opção eficaz de tratamento. O aparelho que a Dra Danielle utiliza é o microagulhamento de ouro automatizado com ou sem radiofrequência. Pode ser associado a outros tratamentos como peelings químicos e laser picosegundos. E o paciente mantém os cuidados na sua rotina diária utilizando produtos prescritos pela médica. A boa relação médico-paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.

O uso regular de filtro solar é imprescindível! A Dra Danielle é adepta ao uso de protetores físicos ou minerais com alta proteção contra os raios ultravioletas, luz visível e infravermelho. De preferência associar produtos com cor por cima, para uma cobertura completa.

Outro hábito que a médica encoraja o paciente a ter, é a utilização de antioxidantes orais para diminuir a microinflamação que ocorre na pele de quem tem melasma.

Em resumo, as visitas regulares ao dermatologista é fundamental para se manter a pele saudável.