O melasma é caracterizado por manchas escuras presentes na face e no corpo. Ocorre com mais frequência nas mulheres, mas pode atingir os homens. É uma condição multifatorial agravada principalmente por influência hormonal, exposição aos raios ultravioleta, luz visível e infravermelho. Apresenta caráter genético, e novos estudos estão sendo realizados a fim de se caracterizar e identificar os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da doença.
O tratamento curativo ainda não está disponível, por isso é comum os pacientes se queixarem de que as opções são ineficazes ou oferecem resultados pouco duradouros. A boa notícia é que através de uma consulta detalhada é possível personalizar o melhor tratamento de acordo com o estilo de vida do paciente. O planejamento envolve os cuidados básicos do dia a dia e o tratamento realizado no consultório dermatológico.
Felizmente, as últimas reuniões científicas e congressos dermatológicos têm mostrado que o microagulhamento é promissor e deve ser oferecido ao paciente como opção eficaz de tratamento. O aparelho que a Dra. Danielle utiliza é o microagulhamento de ouro automatizado, com ou sem radiofrequência. Pode ser associado a outros procedimentos, como peelings químicos e laser picossegundos. E o paciente mantém os cuidados na sua rotina diária, utilizando produtos prescritos pela médica. A boa relação médico-paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.
O uso regular de filtro solar é imprescindível! A Dra. Danielle é adepta ao uso de protetores físicos ou minerais com alta proteção contra os raios ultravioleta, luz visível e infravermelho. De preferência, associar produtos com cor por cima, para uma cobertura completa.
Outro hábito que a médica encoraja o paciente a ter é a utilização de antioxidantes orais para diminuir a microinflamação que ocorre na pele de quem tem melasma.
Em resumo, as visitas regulares ao dermatologista são fundamentais para manter a pele saudável.